Ao contrário da sensação de estufamento provocada geralmente no consumo de refrigerante ou cerveja, bebidas que são fabricadas com gás, a água mineral gasosa facilita a digestão. Por isso, ela é bastante indicada por especialistas nas refeições.


A água mineral gasosa também não tem influência no aumento de peso. Ela não adiciona calorias ao corpo, portanto, ela não engorda.


A diferença entre as águas gasosa e mineral é o gás carbônico (CO2). A água com gás, ainda, pode ter duas composições básicas distintas: a carbogasosa natural, encontrada principalmente nas cidades mineiras de Caxambu, Lambari, São Lourenço e Cambuquira, na região da serra da Mantiqueira, e a gaseificada, ou seja, o gás carbônico é adicionado em água mineral normal.


Além de facilitar a digestão, a água carbogasosa natural é diurética, energizante e estimuladora do apetite. Ela também auxilia nos tratamentos de distúrbios cardio-renais e hepáticos. A gaseificada também ajuda na digestão, mas não contém nenhuma propriedade terapêutica.


Para usufruir dos benefícios medicinais da água mineral natural é preciso escolher o tipo de água para beber. Cada água mineral natural tem composição físico-química diferente. Uma análise dessa composição no rótulo da embalagem certamente vai indicar quais elementos químicos são favoráveis ou prejudiciais à saúde.


A água mineral, tanto a gasosa como a sem gás, pode ser bebida livremente, mas em excesso pode causar complicações no organismo. Água com muito cálcio, por exemplo, prejudica os rins.

Fonte: Folha